Informação sobre cirrose, causas, sintomas e tratamento da cirrose, com diagnóstico da cirrose hepática, cirrose biliar primária e secundária, com dicas para quem sofre deste problema de saúde, identificando formas de prevenir a sua ocorrência. 


sábado, 26 de julho de 2014

Quais as causas de cirrose

A cirrose tem muitas causas. Pode resultar de uma lesão direta nas células do fígado (tais como devido a hepatite) ou de lesão indireta por meio de inflamação ou obstrução dos canais biliares, que drenam as células do fígado, de bílis.
As causas mais comuns de lesão hepática direta incluem:
- O alcoolismo crônico;
- Hepatite viral crônica (tipos B, C e D);
- Hepatite auto-imune.

As causas mais comuns de lesão indireta por meio de danos ducto biliares incluem:
- Cirrose biliar primária, em que ductos biliares do fígado são lentamente destruídos;
- Colangite esclerosante primária, em que ductos biliares dentro e fora do fígado se tornam inflamados e cheios de cicatrizes;
- A atresia biliar, lesão e perda (atresia) dos ductos biliares que são responsáveis por drenar a bile do fígado, e que afeta recém-nascidos.

Causas menos comuns de cirrose incluem lesão hepática direta de doença hereditária, como a fibrose cística, deficiência de alfa-1-antitripsina, galactosemia e doença de armazenamento de glicogênio. Duas doenças hereditárias resultam no armazenamento anormal de metais no fígado, que levam a danos nos tecidos e a cirrose:
- A doença de Wilson, em que os pacientes armazenam muito cobre no fígado, no cérebro, nos rins e córneas dos olhos;
- Hemocromatose, em que excesso de ferro é absorvido, e este excesso de ferro é depositado no fígado e outros órgãos, tais como o pâncreas, pele, mucosa intestinal, coração e glândulas endócrinas.

Causas muito raras de cirrose incluem reações a drogas (por exemplo, a vitamina A, Dilantin, metotrexato, amiodarona), exposição a toxinas ambientais, e repetidos episódios de insuficiência cardíaca com congestão hepática.
Se a causa da cirrose ainda não for apurada depois de uma avaliação completa, denomina-se de "cirrose criptogênica". Cerca de 10 por cento dos pacientes com cirrose enquadram-se nesta categoria.

Índice dos artigos relativos a Cirrose