Informação sobre cirrose, causas, sintomas e tratamento da cirrose, com diagnóstico da cirrose hepática, cirrose biliar primária e secundária, com dicas para quem sofre deste problema de saúde, identificando formas de prevenir a sua ocorrência. 


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cirrose e Insuficiência Renal Aguda

Insuficiência renal aguda é definida como alteração abrupta da função renal, caracterizada por aumento absoluto dos níveis séricos de creatinina (superior a 1,5 x o valor basal) ou redução do débito urinário a volume inferior a 0,5 ml/Kg/hora por mais de seis horas. Ela pode ser desencadeada no cirrótico por hipovolemia, secundária à hemorragia digestiva, desidratação ou uso intempestivo de diuréticos, necrose tubular aguda, por uso de drogas e agentes de contraste nefrotóxicas ou choque, doença parenquimatosa renal e síndrome hepatorrenal.
As principais causas de insuficiência renal aguda em cirróticos hospitalizados são:
  • infecções;
  • hipovolemia;
  • insuficiência renal crônica agudizada;
  • síndrome hepatorrenal tipo I e tipo II.
Outras causas de IRA no cirrótico são a nefrotoxidade por drogas, nomeadamente antibióticos e anti-inflamatórios não-hormonais e por de contrastes endovenosos.
A freqüência de nefropatia renal parenquimatosa é largamente subestimada, uma vez que vários estudos têm demonstrado presença de doença glomerular e/ou intersticila em até 85% dos cirróticos submetidos à biópsia renal.
Índice dos artigos relativos a Cirrose